A resposta parece óbvia, não é mesmo?!
Temos muitas lesões na pele que se assemelham com sinais banais e ao olhar leigo parecem “tudo a mesma coisa”, porém temos uma infinidade de diagnósticos diferentes no que a população chama de “pintas” ou “sinais”.
Saber o diagnóstico antes do procedimento é fundamental para decidir por um método mais adequado com menor risco de cicatriz inestética ou evitar um procedimento errado em um câncer de pele.
Através da dermatoscopia o médico dermatologista é o profissional mais capacitado para orientar sobre o diagnóstico e como fazer o procedimento com segurança.
Infelizmente ainda temos casos de retirada de “pintas” com profissionais não adequados e com prejuízos à saúde do paciente.
Os métodos de retirada podem variar desde cauterização química, eletrocauterização, shaving, crioterapia ou exérese com sutura. A escolha do método errado em um “sinal” suspeito de câncer de pele pode levar a consequências irreversíveis.
Cuide da sua pele com quem entende, faça um check up antes de qualquer procedimento, mesmo tratamentos estéticos com laser devem ter uma avaliação prévia do dermatologista.
Comments