top of page
  • Foto do escritorDr Carlos Arthur de Figueiredo Athayde

Posso retirar "pinta" ou "sinal" com qualquer profissional?


A resposta parece óbvia, não é mesmo?!

Temos muitas lesões na pele que se assemelham com sinais banais e ao olhar leigo parecem “tudo a mesma coisa”, porém temos uma infinidade de diagnósticos diferentes no que a população chama de “pintas” ou “sinais”.

Saber o diagnóstico antes do procedimento é fundamental para decidir por um método mais adequado com menor risco de cicatriz inestética ou evitar um procedimento errado em um câncer de pele.

Através da dermatoscopia o médico dermatologista é o profissional mais capacitado para orientar sobre o diagnóstico e como fazer o procedimento com segurança.

Infelizmente ainda temos casos de retirada de “pintas” com profissionais não adequados e com prejuízos à saúde do paciente.

Os métodos de retirada podem variar desde cauterização química, eletrocauterização, shaving, crioterapia ou exérese com sutura. A escolha do método errado em um “sinal” suspeito de câncer de pele pode levar a consequências irreversíveis.

Cuide da sua pele com quem entende, faça um check up antes de qualquer procedimento, mesmo tratamentos estéticos com laser devem ter uma avaliação prévia do dermatologista.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page