top of page
  • Foto do escritorDra. Bianca De Franco

Como cuidar das mãos ressecadas?

Atualizado: 10 de abr. de 2020


Quem está com as mãos ressecadas depois de lavar e aplicar álcool nas mãos várias vezes ao dia?!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que a lavagem das mãos seja feita com água e sabão por 20 segundos para garantir a limpeza e remoção de microorganismos, dentre eles o coronavírus (covid-19). O uso do álcool (líquido ou em gel) também foi recomendado. Porém, esse novo hábito trouxe alguns problemas...


O álcool é capaz de destruir os lipídeos (gorduras) que envolvem o vírus e impedem sua adesão na pele, por outro lado, eles também removem essa "gordura" que protege a superfície da nossa pele e mantém a hidratação! Quanto aos sabonetes, eles tem pH alcalino (básico) e possuem surfactantes em sua formulação, que são ativos que removem os lipídeos da pele (!!), ou seja, eles retiram a camada que protege a pele e aumentam o pH, desequilibrando a barreira cutânea. Dessa forma, essas substâncias usadas em excesso podem causar ressecamento das mãos, e muitas vezes piorar algumas dermatites, como #eczema , #psoríase e #dermatite atópica.


Como evitar ou melhorar esse ressecamento?

- Vamos lá, primeiro temos que regenerar a barreira da pele que está machucada, e isso pode ser através do uso de cremes hidratantes específicos para as mãos. Os cremes corporais muitas vezes são oleosos/pegajosos e atrapalham a manipulação dos objetos, por isso não recomendo.


- Os cremes hidratantes para as mãos podem conter ativos nutritivos e cicatrizantes como ceramidas, manteiga de karité, nicotinamida, alantoína, dexpantenol (vitamina B5), vitamina E, glicerina, vaselina, óleos vegetais, ácido hialurônico, dentre outros. Alguns cremes tem combinações específicas que são melhores para determinados tipos de dermatite, o seu dermatologista saberá recomendar o ideal para você.


- Segundo, dar preferência a syndets no lugar dos sabonetes. Para quem não conhece, eles são detergentes sintéticos que tem pH próximo ao da pele, sendo assim menos irritantes! Existem vários disponíveis associados a probióticos, calmantes, ureia, óleos, substâncias hidratantes...


- Terceiro: Pare de usar álcool nas mãos em casa! Isso mesmo, O álcool em gel deve ser uma opção quando não é possível lavar as mãos, por exemplo no mercado ou no trabalho, porém em casa você pode apenas lavar as mãos com syndet e água corrente.


- Dica importante 1: opte por produtos sem fragrância, conservantes e corantes. Ou seja, evitar produtos com cheiro e substâncias irritativas como parabenos e propilenoglicol. A pele já esta sensível e estes itens podem piorar.


- Dica importante 2: Existem opções de álcool em gel com ativos calmantes como aloe vera e melaleuca.


- Dica importante 3: Os momentos ideais para aplicar o hidratante nas mãos é após a lavagem e caprichar a noite antes de dormir.


Este post tem direitos autorais, é de caráter informativo e educativo, e não substitui consulta médica.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page